Fasam dá início à avaliação interna organizada pela Comissão Própria de Avaliação – CPA

• 2/05/2018

shutterstock_654523027

A Fasam – Faculdade Sul-Americana tem como um de seus principais propósitos a constante busca pela melhoria dos serviços educacionais da instituição, registrados em sua missão, visão e valores institucionais. Certa de que é preciso privilegiar a crítica e sempre avaliar para melhorar, a Faculdade dá início, no dia 2 maio, a mais um processo de avaliação interna conduzido pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, composta por alunos, docentes, corpo técnico administrativo e representantes da sociedade civil.

Estão convidados a participar do processo integrantes de toda comunidade acadêmica da Fasam. A avaliação voluntária é realizada desde 2011 e tem sido primordial para a conquista de progressos nos cinco eixos observados – Planejamento e Avaliação Institucional Interna, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Os representantes docentes do CPA, Profa. Regina Alves Costa Fernandes e o Prof. Bruno Jorge de Sousa, evidenciam o potencial transformador da avaliação. “É muito importante que a instituição tenha parâmetro para gerir. E esse raio-x da Faculdade é feito com a opinião de todos que têm esse local como um espaço de estudo, desenvolvimento e trabalho. A ampla participação na pesquisa é o que vai guiar uma gestão democrática e humanizada, em que o ponto de vista coletivo vai orientar as tomadas de decisões estratégicas”, afirma Regina.

Saiba como participar da Avaliação Institucional Interna

A pesquisa é realizada por meio de questionários compostos por questões objetivas, contemplando a escala nominal de quatro pontos: muito bom, bom, ruim e muito ruim. Os dados são coletados a partir da aplicação de quatro tipos de questionários oferecidos no site da Fasam (www.faculdadefasam.com.br) e no Sistema Gestor.

Os estudantes poderão participar de 2 a 19 de maio, nos dois questionários: um que avalia a instituição e outro os professores. Os docentes vão opinar, no Portal do Professor, entre os dias 21 a 26 de maio, sobre a instituição, infraestrutura, alunos, além de uma realizar uma autoavaliação. Já os técnicos administrativos deverão acessar a pesquisa no Sistema Gestor de 28 a 31 de maio, deixando sua visão sobre a Faculdade.

Confira os resultados apontados pelas pesquisas dos últimos anos

O processo de autoavaliação realizado desde 2011 pela Fasam evidenciou, entre outras questões, que o aluno declara conhecer os aspectos da vida institucional da Faculdade, especificamente, sobre missão e planejamento das ações, permitindo a visibilidade da interlocução entre as ações de cada curso com as propostas institucionais.

Também resultaram desse processo de avaliação institucional, a qualidade do ensino por meio de ações como formação dos docentes, o aprimoramento do sistema de seleção e contratação desses colaboradores, a completa iluminação do estacionamento e sua segurança, a atualização do acervo da Biblioteca, laboratórios equipados, melhorias na infraestrutura de modo geral (lanchonete, xerox e passarelas), serviços administrativos, software de relacionamento (CRM), as obras de promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência, além da promoção de eventos, como a Feira do Empreendedor.

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação da Fasam é composta, conforme regimento próprio, por dois representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e membros da sociedade civil organizada, que representam a Associação de Bairros na região da Faculdade e o Centro de Valorização da Mulher (CEVAM). Visa a construção e consolidação de um sentido comum de universidade, contemplando os aspectos sociais, políticos, filosóficos e éticos da ação e da gestão institucional. Atende ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) do Ministério da Educação (MEC) regulamentado pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004.