A fasam investe em você

Notícias

Especialista alerta para importância da preservação de documentos na era digital

  • Autor: Aline Rosa de Sá
  • 17/04/2018
  • 08:30

Compartilhar!

shutterstock_132429065

Especialista alerta para importância da preservação de documentos na era digital

Arquivista da Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados e professor da Fasam, Vanderlei Batista dos Santos, acredita que o foco na gestão de documentos deve ser a informação

A preservação digital é um dos grandes gargalos que precisam ser enfrentados, atualmente, pelos profissionais da informação. Muitos registros documentais importantes se perdem quando não há políticas e práticas de preservação que contemplem a transição do uso do papel como principal suporte de registro documental para documentos digitais. Esse é o alerta feito pelo professor do curso de pós-graduação em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação da Fasam – Faculdade Sul-Americana, Vanderlei Batista dos Santos.

Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e arquivista da Coordenação de Arquivo da Câmara dos Deputados, o profissional acredita que o documento deixou de ser uma unidade indivisível entre a informação e seu suporte de registro. Assim, o foco do tratamento passou a ser a informação, apresentada com conteúdo estável, e não seu suporte de armazenamento.

“Os documentos arquivísticos possuem características específicas que devem ser protegidas no mundo digital, como autenticidade e imparcialidade”, explicou Vanderlei. Durante o curso da Fasam, o professor abordará aspectos a serem observados para que a gestão de documentos digitais contemple esses atributos no sentido de garantir, além da acessibilidade, a confiabilidade dos documentos digitais pelo tempo que se fizer necessário.

Sobre a pós-graduação em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação da Fasam

O curso, que abre nova turma no dia 14 de abril, é destinado a profissionais graduados nas mais diversas áreas que atuem ou desejam trabalhar em unidades de Arquivo e Centros de Documentação. Entre o público-alvo, estão pessoas com formação em Ciências Sociais Aplicadas (Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, História e Museologia), Administração, Informática, entre outros. O objetivo é conciliar a formação conceitual com o enfrentamento das questões da atualidade, como o gerenciamento eletrônico de documentos arquivísticos. A intenção é preparar o profissional para a gestão e preservação do patrimônio arquivístico público e privado com o uso das novas tecnologias, a fim de garantir a disseminação, o acesso à informação e a memória das instituições. Realizado e coordenado pela Fasam com o projeto pedagógico da Associação de Arquivologia de Goiás, o curso chega à sua sexta turma. A especialização, com duração de 18 meses, será 100% presencial e os encontros acontecerão aos sábados das 8h às 18h.

Serviço

Pós-graduação em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação da Fasam – Turma VI

Início das aulas: 14 de abril, às 8h.

Matrículas: www.fasam.edu.br

Newsletter

Facebook