A cada dia cresce nos consultórios brasileiros a procura por tratamento ortodôntico, principalmente devido aos casos de má oclusão. A alta na demanda segue uma tendência nacional de todo mercado da saúde bucal.

O grupo de análises econômicas Euromonitor Internacional registrou que, em volume geral, o mercado dental brasileiro é o terceiro maior mundialmente, atrás apenas dos EUA e da China. Mas, a missão de oferecer um tratamento ortodôntico que se propõe a desenvolver uma harmonia facial, melhorando a qualidade de vida de tantos pacientes, requer empenho e uma constante atualização.

Em setembro de 2018, o professor goiano com doutorado em Ciências Odontológicas pela Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, José Valladares Neto, publicou artigo na Revista Científica do CRO-RJ que relata como procedimentos específicos podem melhorar a estética da face, corrigir a mordida (mastigação) e, até mesmo, aprimorar a fala e a respiração.

Com objetivo de relatar uma estratégia clínica para o tratamento de múltiplas cáries de primeira infância combinado à má oclusão esquelética de Classe III, o artigo conta o caso de uma paciente do sexo feminino, cinco anos, que procurou tratamento com queixa de cárie dentária, dor e má oclusão. O plano de tratamento envolveu três etapas: alívio da dor, controle da doença cárie e restauração, e uma abordagem ortodôntica-ortopédica.

O tratamento necessitou de uma mudança comportamental nos hábitos alimentares da unidade familiar que precedeu o tratamento da má oclusão. Considerado como complexo, o caso produziu resultado satisfatório quando a atuação integrada das disciplinas de odontopediatria e ortodontia, revelando a abrangência do setor.

“A complexidade do tratamento ortodôntico em crianças também deve ser determinada pelo crescimento craniofacial remanescente e capacidade de colaboração do paciente e dos pais”, é o que conclui Valladares neste artigo, que representa mais uma colaboração para a área que está em franco crescimento.

José Valladares Neto é diplomado pelo BOARD Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial, pela aprovação no exame de qualificação em Excelência Clínica e será um dos professores da Especialização em Ortodontia da Fasam.

Quer se especializar em Ortodontia, tendo conhecimento das técnicas mais atualizadas da área? Então, garanta sua vaga na Especialização em Ortodontia da Fasam. Clique aqui e saiba como.

Contact Us