A fasam investe em você

Odontologia

SOBRE O CURSO

Foco na formação profissional e humana

> O curso de Odontologia da Fasam está ancorado em sólido trabalho de educação alinhado aos mais bem-sucedidos modelos de ensino na atualidade.

A graduação em Odontologia é realizada em cinco anos e o aluno tem contato com laboratórios ainda no primeiro ano do curso. Ao final do quarto período, ele já estará apto a realizar estágios supervisionados e atendimentos nas clínicas-escola: esse é o momento em que toda a bagagem teórico-laboratorial adquirida no ciclo de disciplinas básicas (anatomia, fisiologia, histologia, bioquímica, microbiologia, farmacologia, imunologia etc.) será aplicada. A ação se configura em uma oportunidade de desenvolver as competências de relações interpessoais e, por isso, é necessário adotar uma postura ética, crítica reflexiva e sensível às queixas dos pacientes.

Principais Diferenciais:
Infraestrutura completa projetada para o ensino de odontologia;
Tecnologia de última geração aplicada em salas de aula e laboratórios;
Corpo docente qualificado (Mestres e Doutores);
Turmas reduzidas com ensino centrado no aluno como sujeito da aprendizagem e apoiado no professor como facilitador e mediador do processo, com vistas à formação profissional e humanística;
Modernas estratégias pedagógicas como flipped classroom e blended learning

MERCADO DE TRABALHO

O aluno de Odontologia tem a possibilidade de escolher entre 23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e algumas práticas integrativas e complementares à saúde bucal que necessitam de habilitações como acupuntura, fitoterapia, terapia floral, hipnose, homeopatia e laser terapia. Algumas especialidades visam à prevenção, manutenção e reabilitação da saúde bucal (odontopediatria, periodontia, endodontia, dentística e próteses). Há também especialidades com foco em diagnóstico de doenças bucais (radiologia e patologia), além das que têm como objetivo corrigir e tratar distúrbios relacionados à oclusão (ortodontia, ortopedia e oclusão). Elas, muitas vezes, são preferidas para atuação em clínicas particulares ou Centro de Especialidades Odontológicas – CEOs do SUS, podendo assim, pleitear vagas por meio de concurso público.

Há, ainda, outras opções de atuação, como a Odontologia em saúde coletiva, que é importantíssima para preparar o cirurgião dentista para atuação com grupos populacionais e programas governamentais como o Programa Saúde da Família, que também requer contrato público. Existem também especialidades como Odontologia do Trabalho e Odontologia Legal que têm algumas especificidades: a primeira está associada à atividade laboral com devida preservação da saúde bucal do trabalhador e a segunda auxilia a medicina legal com vistas à avaliação de contratos, identificação de pessoas e investigações criminais.


DURAÇÃO:
5 anos
HORÁRIOS DE AULA:
Integral
PORTARIA:
Portaria MEC / SERES nº 847, de 22/12/2016.
COORDENADOR:
PROF. DR. IURY OLIVEIRA CASTRO

PROF. DR. IURY OLIVEIRA CASTRO

Graduado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), especialista em Ortodontia pela Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Clínica Odontológica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e Doutor em Ciências da Saúde pela UFG. É professor de pós-graduação desde 2009 e diretor de pós-graduação da Fasam desde 2010. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com ênfase em Gestão da Qualidade, Projetos e Processos Administrativos. É membro do Conselho da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial – Secção Goiás. Trabalhou como Cirurgião Dentista no Programa da Saúde da Família na Secretaria Municipal de Saúde de Senador Canedo-GO, coordenou o Projeto de Ortodontia do Centro de Especialidades Odontológicas e foi membro do Conselho Municipal de Saúde da mesma cidade. Tem experiência na área de Ortodontia, com ênfase na técnica Straightwire e Invisalign®.

E-mail: iury@fasam.edu.br

Newsletter

Facebook