A fasam investe em você

Especialização em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação

CLIQUE AQUI E RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

SOBRE O CURSO

GESTÃO DE ARQUIVOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

GESTÃO DE ARQUIVOS E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

O curso inicia-se pelo núcleo de disciplinas básicas, as quais cabe a tarefa de apresentar e discutir os fundamentos conceituais da Arquivologia, seguidas por disciplinas responsáveis pela informação mais específica e interdisciplinar compondo um quadro heterogêneo de assuntos tratados.

O elenco de professores (as) é formado por profissionais atuantes e experientes nas mais diversas áreas da Arquivologia e dos arquivos, da administração e das ciências da informação.

O objetivo global perseguido pelo curso é conciliar a formação conceitual com o enfrentamento das questões colocadas pela Arquivologia e pelas tecnologias da informação, capacitando profissionais de nível superior para o desempenho das atividades arquivísticas de gestão e preservação do patrimônio arquivístico público e privado e o uso das novas tecnologias, garantindo a disseminação, o acesso à informação e a memória das instituições.

MERCADO DE TRABALHO

A informação assume atualmente uma importância crescente, são a base para decisões de negócios, acesso a fatos, comprovação de atos, etc.

O diferencial das empresas e dos profissionais está diretamente ligado à valorização que dão à informação, ao conhecimento e como os utilizam no atendimento às demandas do mercado e na busca de soluções.

Os sistemas arquivísticos encontram-se diante de um cenário de crescimento da produção e acumulação da documentação e, profissionais devidamente qualificados são, portanto, essenciais para a criação e o gerenciamento de arquivos que consigam atender a todas as atividades usualmente desenvolvidas nesse ambiente.

PERFIL

Graduados das áreas de Ciências Sociais aplicadas (Arquivologia, Biblioteconomia, Direito, História, Museologia etc.), Administração, Informática e interessados em geral, que atuam ou desejam atuar em unidades de Arquivo, Centros de documentação etc.

* A Fasam- Faculdade Sul-Americana reserva-se o direito de cancelar de forma imediata qualquer curso de pós-graduação lato sensu que ainda não tenha sido iniciado, caso não tenha alcançado quórum mínimo para abertura da turma. O aluno matriculado em um curso que venha a ser cancelado poderá solicitar o reembolso do valor correspondente à matrícula.


DURAÇÃO:
18 meses
VAGAS:
30 alunos por turma
DIAS E HORÁRIOS DE AULA:
Encontros quinzenais aos sábados, das 08h às 18h
CARGA HORÁRIA:
380 horas
INÍCIO DAS AULAS:
Junho/2018
COORDENADOR:
Prof. Ms. HUGO DAVID GONÇALVES
  • Introdução à Arquivologia e sua interdisciplinaridade
  • Tópicos em Administração e Gestão da Qualidade
  • Gestão da Informação
  • Gestão de Arquivos Correntes e Intermediários em Instituições Públicas e Privadas
  • Diagnóstico e Elaboração de Projetos Arquivísticos
  • Gestão de Documentos Arquivísticos Digitas
  • Paleografia e Diplomática
  • Arquivo Permanente e Centros de Documentação
  • Organização de Acervos Arquivísticos Especiais e Especializados
  • Metodologia do Trabalho Científico
  • Pesquisa e Produção Científica em Arquivologia
  • Conservação Preventiva e Segurança em Instituições Arquivísticas
  • Direito aplicado aos Arquivos. Patrimônio arquivístico e a Memória Institucional
  • Marketing Pessoal e Profissional

Prof. Ms. Hugo David Gonçalves

Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em História (Capes 5), área de concentração Culturas, Fronteiras e Identidades (2012-2014). Especialização em Gestão de Arquivos e Tecnologia da Informação (2016-2017). Atua como coordenador de Centro de Documentação, com experiência no desenvolvimento de pesquisas para composição de plano de classificação e cumprimento dos requisitos para implementação de Repositório Digital Confiável com base em requisitos da Arquivologia (RDCarq) para sistemas de GED.

E-mail: historia.hugo@gmail.com

Currículo Lattes.

Newsletter

Facebook