A fasam investe em você

Especialização em Docência no Ensino Superior

CLIQUE AQUI E RECEBA MAIS INFORMAÇÕES

SOBRE O CURSO

DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

A Educação Superior brasileira tem se caracterizado nesse início de século pela expansão e democratização de acesso, favorecida pelas políticas educacionais em vigência e por desafios impostos por um mercado globalizado. Nesse cenário, cobra-se cada vez mais profissionalização do docente da Educação Superior para atuar nos inúmeros cursos, presenciais e a distância, que são criados pelo país.

É necessário que o professor da Educação Superior, além do conhecimento teórico-prático da profissão e da atuação profissional no mercado de trabalho, também se aproprie de conhecimentos teórico-metodológicos sobre o processo ensino-aprendizagem. São necessários conhecimentos de questões relacionadas à transposição didática das bases teóricas e científicas das áreas de conhecimento para o contexto formativo, levando o docente a desenvolver uma prática intencional, contextualizada e interdisciplinar.

O curso de Docência do Ensino Superior se justifica pela necessidade eminente de formação docente de profissionais que atuam e atuarão na docência da Educação Superior, visando uma prática formativa comprometida com a excelência.

MERCADO DE TRABALHO

O especialista desse curso está apto a atuar na Docência no Ensino Superior em disciplinas pertinentes à sua área de formação. Profissionais com conhecimentos específicos do ensino-aprendizagem tem sempre mais oportunidades nas Instituições de Ensino Superior, lembrando também da crescente oferta dos cursos à distância que exigem cada vez mais profissionais com competência pedagógica.

PERFIL

Profissionais das diversas áreas de conhecimento, portadores de diploma de Educação Superior, que atuam ou pretendem atuar na docência do ensino superior.

* A Fasam- Faculdade Sul-Americana reserva-se o direito de cancelar de forma imediata qualquer curso de pós-graduação lato sensu que ainda não tenha sido iniciado, caso não tenha alcançado quórum mínimo para abertura da turma. O aluno matriculado em um curso que venha a ser cancelado poderá solicitar o reembolso do valor correspondente à matrícula.


DURAÇÃO:
18 meses
VAGAS:
30 alunos por turma
DIAS E HORÁRIOS DE AULA:
Encontros quinzenais, aos sábados, das 08h às 18h
CARGA HORÁRIA:
390 horas
INÍCIO DAS AULAS:
Cadastro Reserva
COORDENADOR:
Renato Barros de Almeida
  • Educação Superior Brasileira: contexto político, social e econômico
  • Fundamentos da Educação e Docência no Ensino Superior
  • Currículo Acadêmico: concepções teórico-metodológicas
  • Avaliação Institucional: tendências e perspectivas
  • Metodologia do Ensino Superior
  • Processo de desenvolvimento humano e de Aprendizagem na Educação Superior
  • Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior
  • Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Superior
  • Metodologia na Produção do Conhecimento Científico
  • Educação a Distância no Ensino Superior
  • Fundamentos de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior
  • Laboratório de Pesquisa e Prática Docente
  • Orientação de Artigo Científico (Trabalho de Finalização de Curso – TFC)

Renato Barros de Almeida

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, currículo e Avaliação - PDCA, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO - na Escola de Formação de Professores e Humanidades; professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus Jaráguá ministrando aulas no curso de Pedagogia, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em diferentes contextos - NEPIEC - da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás - FE/UFG, e licenciado da equipe da Gerência de Formação Central da Rede Estadual de Educação de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículo, Educação da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, práticas educativas, gestão escolar, formação de professores,docência do ensino superior entre outros.

E-mail: renato@fasam.edu.br

Currículo Lattes.

Newsletter

Facebook