CPA promove pesquisa de avaliação interna

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Fasam dá início, no mês de maio de 2019, a mais uma edição da avaliação interna. Trata-se de um processo de avaliação voluntária que objetiva orientar a gestão acadêmica e administrativa da Faculdade em cinco eixos: Planejamento e Avaliação Institucional Interna, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

A pesquisa é um processo reflexivo, sistemático e contínuo no qual alunos, professores e servidores técnico-administrativos são convidados a compartilharem suas necessidades, sugestões e expectativas. Os resultados da avaliação possibilitam à Fasam uma visão global da qualidade educacional e os potenciais pontos de melhoria da instituição.

“A Fasam é, por essência, um lugar para crescer. A avaliação da CPA é um processo inerente aos pilares da Faculdade, pois nos permite uma administração participativa e com crescimento constante. Por isso, é fundamental a participação não só de professores e colaboradores, mas sobretudo dos alunos”, afirma o Diretor Administrativo-financeiro da Fasam, Ítalo Castro.

Como participar

Os dados serão coletados por meio de quatro tipos de questionários, disponíveis no site da Fasam. A pesquisa terá questões objetivas com escala de quatro pontos: muito bom, bom, ruim e muito ruim.

Os estudantes devem responder, até 25 de maio, a dois questionários em que avaliam instituição e professores. Os professores respondem a um questionário, entre 26 e 31 de maio, com análises sobre a instituição, infraestrutura, autoavaliação e avaliação do aluno. Já os técnico-administrativos têm do dia 3 a 7 de junho para responder a um questionário com questões sobre a Fasam.

Resultados

Realizado desde 2011, o processo de autoavaliação institucional ofereceu subsídios para melhorias na Faculdade. A professora Regina Alves Costa Fernandes, uma das representantes dos docentes na Comissão, ressalta que a pesquisa traz resultados concretos que impactam positivamente em toda a comunidade acadêmica.

“A avaliação traz elementos do ponto de vista administrativo e pedagógico, para que haja melhorias. Todos os segmentos são ouvidos e isso traz uma amostra da percepção da comunidade com relação ao crescimento e desenvolvimento da Fasam. O resultado é todo um conjunto de ações que é colocado à disposição de todos”, afirma Regina.