Conhecimento, lazer e saúde para as famílias

• 26/09/2017

Dia de Ser Solidário 11

Conhecimento, lazer e saúde para as famílias

Ação Dia de Ser Solidário, da Fasam, leva prestação de serviços à comunidade da região sudeste de Goiânia

Maria Helena, de 36 anos, servidora administrativa, aproveitou a manhã de sol do sábado (23) para levar a família ao Dia de Ser Solidário, ação interativa promovida pela Fasam – Faculdade Sul-Americana anualmente em suas dependências, no Jardim Luz, região sudeste de Goiânia. Maria Helena compareceu com quatro de seus cinco filhos e uma neta. “É uma oportunidade para as crianças saírem de casa, fazer exames clínicos e se divertirem”, afirmou.

Durante a manhã de sábado, a Fasam promoveu, com a comunidade interna e externa da instituição, uma série de prestação de serviços, como testes rápidos de HIV e hepatite, aferição de glicemia e pressão arterial, oficinas sobre alimentação saudável, orientações de higiene bucal, cinema e até campeonato de videogame. Todas as ações relacionadas à área da saúde foram organizadas por professores e alunos dos cursos de Enfermagem e Odontologia da Fasam. Estudantes do curso de Direito, orientados por professores, também prestaram atendimentos jurídicos diversos.

Na espera para fazer o teste de glicemia e verificação da pressão arterial, Micaely Stefany, 20, filha de Maria Helena, aguardava ansiosa. O olhar estava visivelmente tenso, mas não por medo dos resultados, e sim pela possibilidade de dor com a espetada. “Morro de medo de agulha. Nem queria fazer o exame, mas é bom verificar”, afirmou. Os resultados, no entanto, estavam dentro da normalidade. E a jovem confessou, mais tarde, que não “doeu nada”. “Estava com medo à toa.”

Na oficina de alimentação saudável, promovida em parceria com o programa Mesa Brasil, do Sesc Goiás, os participantes aprenderam, além de três receitas curiosas (bolo de casca de banana, patê de talo de couve e suco de maracujá com couve), a reaproveitar todas as partes dos alimentos. “Consegui aprender bastante. Meus bolos nunca dão certo. Agora vi onde estava errando e vou fazer corretamente. E também gostei muito do patê. Farei em casa para servir aos amigos”, afirmou a estudante de Direito, Alline Duarte Borges, 22. A jovem, inclusive, teve a oportunidade de auxiliar na preparação das três receitas com as cozinheiras do Sesc.

Em outra sala da Fasam, a garotada fazia fila para participar de um campeonato de futebol no videogame. O prêmio para os dois finalistas eram ingressos para o Lagoa Termas Parque, em Caldas Novas. Samuel de Sousa Santos, 13, estudante da Escola de Aplicação do Instituto de Educação de Goiás (IEG) chegou às semifinais jogando com o time do Barcelona, mas teve que ir embora mais cedo. “Infelizmente, eu tenho que ir embora com o pessoal da escola”, lamentou, após ter vencido o último jogo nos pênaltis. Além do futebol, a sala de videogame também tinha um jogo de dança e outro de aventura.

Nacional

O Dia de Ser Solidário, realizado anualmente pela Fasam, integra a campanha nacional da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular 2017, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Dia de Ser Solidário 10Dia de Ser Solidário 12

Dia de Ser Solidário 4 Dia de Ser Solidário 2