Comissão Própria de Avaliação da Fasam se reúne com alunos para incentivar participação na avaliação interna

Alunos, professores, corpo técnico administrativo e membros da sociedade civil que compõem a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Fasam – Faculdade Sul-Americana estiveram reunidos, no dia 8 de maio, terça-feira, com mais de 100 discentes representantes e vice-representantes de turma dos cursos de graduação da instituição.

Segundo a professora da Fasam integrante da CPA, Regina Alves Costa Fernandes, o encontro foi importante para sensibilizar os alunos em relação ao processo avaliativo institucional interno, em andamento até 26 de maio. “Foi gratificante ver os representantes de turma saírem imbuídos da responsabilidade que cada um tem de socializar, junto aos colegas de sala, as informações que foram compartilhadas e incentivar a efetiva participação de todos no processo avaliativo” conta Regina.

Na ocasião, foi apresentado o Relatório de Autoavaliação Institucional Integral-Triênio 2015-2017, que está disponível para consulta no Portal do Aluno (www.faculdadefasam.com.br). No documento, é possível verificar o potencial transformador da avaliação e como, muitas vezes, as sugestões feitas pelos participantes se transformam em realidades na Fasam.

Estão convidados a participar do processo de avaliação os integrantes de toda comunidade acadêmica da Fasam. A avaliação voluntária é realizada desde 2011 e tem sido primordial para a conquista de progressos nos cinco eixos observados -Planejamento e Avaliação Institucional Interna, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura Física.

Saiba como participar da Avaliação Institucional Interna

A Avaliação Institucional é realizada por meio de questionários compostos por questões objetivas, contemplando a escala nominal de quatro pontos: muito bom, bom, ruim e muito ruim. Os dados são coletados a partir da aplicação de quatro tipos de questionários oferecidos no site da Fasam (www.faculdadefasam.com.br) e no Sistema Gestor.

Os estudantes poderão participar, de 2 a 19 de maio, nos dois questionários: um que avalia a instituição e outro os professores. Os docentes vão opinar, no Portal do Professor, entre os dias 21 a 26 de maio, sobre a instituição, infraestrutura, alunos, além de uma realizar uma autoavaliação. Já os técnicos administrativos deverão acessar a pesquisa no Sistema Gestor de 28 a 31 de maio, deixando sua visão sobre a Faculdade.

Confira os resultados apontados pelas pesquisas dos últimos anos

O processo de autoavaliação, realizado desde 2011 pela Fasam, evidenciou, entre outras questões, que o aluno declara conhecer os aspectos da vida institucional da faculdade, especificamente sobre missão e planejamento das ações, permitindo a visibilidade da interlocução entre as ações de cada curso com as propostas institucionais.

Resultaram desse processo o aprimoramento do sistema de seleção e contratação de docentes, a completa iluminação do estacionamento, a atualização do acervo da biblioteca, as obras de infraestrutura como a construção do bloco III e de promoção da acessibilidade para pessoas com deficiência, além da promoção de eventos, como a Feira do Empreendedor.

Sobre a CPA

A Comissão Própria de Avaliação da Fasam é composta, conforme regimento próprio, por dois representantes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo e membros da sociedade civil organizada, que representam a associação de bairros na região da faculdade e o Centro de Valorização da Mulher (Cevam). Visa a construção e consolidação de um sentido comum de universidade, contemplando os aspectos sociais, políticos, filosóficos e éticos da ação e da gestão institucional. Atende ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) do Ministério da Educação (MEC) regulamentado pela Lei Federal nº 10.861, de 14 de abril de 2004.