A fasam investe em você

Notícias

Big data e machine learning: transformando mercados e carreiras

  • Autor: Jordana Oficina
  • 4/07/2017
  • 08:45

Compartilhar!

shutterstock_326196896

Big data e machine learning: transformando mercados e carreiras

 

Big data e machine learning ainda são pronúncias complicadas para quem não está no meio. Mas as duas áreas do ramo de Tecnologia da Informação são bastante promissoras em termos de renda e emprego para os próximos anos. Só em big data, o Brasil gerou, ano passado, receita de R$ 3,6 bilhões. A consultoria Frost & Sullivan acredita que, até 2022, o faturamento do setor aumente até quatro vezes, passando dos R$ 10 bilhões.

Esse mesmo estudo mostra que um dos grandes desafios do setor é encontrar profissionais qualificados. No ramo de machine learning, também conhecido como “aprendizado de máquina” ou “aprendizagem automática”, que é mais recente, as expectativas são parecidas. Essa tecnologia permite que dispositivos como: celulares, veículos, tablets e drones, por exemplo, aprendam, registrem e implementam facilidades de navegação a partir dos hábitos de consumo de seus usuários.

“Empresas e profissionais têm buscado desenvolver as competências técnicas e científicas necessárias para transformar dados em inteligência competitiva. Dominar big data e machine learning é garantia de valorização profissional e empregabilidade, e traz ricas oportunidades no ecossistema de empreendedorismo digital”, explica o coordenador do curso de pós-graduação da Fasam em Big Data e Machine Learning, Júlio César Pessoa.

O estudo global realizado pela consultoria Deloitte mostra que, até 2022, haverá redução de 16% nas mortes causadas por acidentes de veículos nos Estados Unidos graças à frenagem autônoma dos automóveis. Este ano, do total de smartphones que serão vendidos no planeta, pelo menos 300 milhões terão capacidade para receberem o machine learning.

“São grandes oportunidades em um cenário com poucos profissionais qualificados. A solução é capacitar profissionais que hoje atuam com desenvolvimento de software, bancos de dados e estatística, agregando conhecimento técnico e científico aos perfis já existentes no mercado”, afirma Júlio César Pessoa.

Entenda

Big data é o trabalho analítico e inteligente de coletar, armazenar e interpretar grandes volumes de dados. Softwares de altíssimo desempenho realizam esse trabalho. Ao extrair e combinar as informações, o big data permite, por exemplo, que empresas entendam melhor o perfil do consumidor, os melhores locais para se realizar determinada venda e a identificação de padrões de consumo. Além de inúmeras outras aplicações nas áreas da Saúde, Biotecnologia, Logística, Sistema Financeiro, Governo, etc.

Machine learning é um conjunto de regras e procedimentos que permite ao computador agir e tomar decisões baseadas em dados, ao invés de ser explicitamente programado para realizar uma determinada tarefa. De forma simples, os algoritmos de machine learning permitem que os computadores tomem decisões inteligentes baseados em modelos matemáticos.

É uma das subdivisões da inteligência artificial, que já está presente em nosso dia a dia em sistemas de recomendação de anúncios em websites, sistemas de reconhecimento biométrico, veículos autônomos e ChatBots de atendimento automatizado. O aplicativo Netflix, por exemplo, já sugere determinados filmes e séries de acordo com os hábitos dos usuários na rede.

 

Se interessou pelo curso? Receba mais informações clicando no botão abaixo.

informações

 

Newsletter

Facebook