A fasam investe em você

Notícias

Alunos da Fasam prestam assessoria jurídica gratuita

  • Autor: Christiane Costa
  • 25/09/2019
  • 12:56

Compartilhar!

banner-noticia-npj

Aproximadamente 70 famílias de alunos do Circo Laheto vão receber orientação sobre questões jurídicas

Alunos do curso de Direito da Fasam – Faculdade Sul-Americana e profissionais da área irão prestar, neste sábado (28), assessoramento jurídico gratuito para familiares de crianças e adolescentes que frequentam o Circo Laheto. Serão atendidas aproximadamente 70 famílias com orientações sobre questões jurídicas relacionadas a pensão, guarda, divórcio, cobranças e questões trabalhistas.

A ação é desdobramento de um projeto já realizado há cerca de um mês pelo Centro de Assessoria Jurídica Popular Universitária (Cajupu) da Fasam. Semanalmente, cinco alunos integrantes do projeto vão às dependências do Circo Laheto para falar com as crianças e adolescentes sobre temas como cidadania, discriminação, racismo e direitos humanos.

“É fundamental levar o ensino sobre cidadania para além da faculdade. Proporcionar esse tipo de ação ajuda a enfrentar os obstáculos do acesso à Justiça”, ressalta a coordenadora do Cajupu, a professora Dra. Lilian Suzuki.

Os atendimentos jurídicos vão ocorrer no sábado (28), das 9h ao meio-dia. Em alguns casos, além das orientações, as famílias atendidas poderão iniciar ali mesmo os trâmites processuais, com o auxílio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Fasam.

Centro de Assessoria Jurídica Popular Universitária (Cajupu)

O Centro de Assessoria Jurídica Popular Universitária (Cajupu) propõe, a partir da reflexão e da atuação junto aos Movimentos Sociais, analisar o Direito, tanto em seu ensino como em sua concretização na sociedade, assim como trazer questionamentos que transcendam a formação tradicional, buscando uma construção do conhecimento jurídico a partir das necessidades e dos problemas reais da nossa sociedade. Há debates e discussões durante os encontros sobre os textos indicados para a leitura. Ao final de cada semestre, os alunos produzem textos (relatórios, resumos, fichamentos, entre outros) sobre o que foi trabalhado nos encontros e nas atividades desenvolvidas junto ao Cajupu.

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

O NPJ está voltado para a formação prática do estudante de Direito. Os atendimentos jurídicos são prestados pelos acadêmicos matriculados a partir do 7º período, sob a orientação de professores especialistas nas áreas. São desenvolvidas atividades extensionistas, relacionadas a órgãos públicos e entidades filantrópicas, com foco na formação técnica do aluno e na adoção de conceitos de cidadania. Os serviços do Núcleo são oferecidos às pessoas da comunidade que comprovadamente carecem de recursos para a contratação de trabalhos advocatícios. São atendidos, prioritariamente, casos de Direito Civil, Direito de Família, Direito do Consumidor e de Direito Trabalhista.

Newsletter

Facebook