A fasam investe em você

Notícias

5 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

  • Autor: Jordana Oficina
  • 5/06/2017
  • 08:00

Compartilhar!

shutterstock_219035338

5 de junho

Não é para comemorar, mas para conscientizar!

O Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, tem um propósito diferente da maioria das datas que integram o calendário comemorativo em todo o planeta. Ele tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até bem pouco tempo eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Atualmente, mais e mais pessoas, nos quatro cantos do mundo, nutrem uma grande preocupação em torno dos impactos negativos da ação do homem sobre o meio ambiente. Mas nem todo mundo consegue ver, na prática, o que pode fazer para mudar esse cenário de destruição contínua. E o pior: ainda não percebem o efeito devastador da poluição, que é um dos pontos que influenciam a sobrevivência de diversas espécies, inclusive a humana.

Se pararmos para avaliar o planeta (em nossa volta) veremos que os problemas ambientais crescem a galope e estamos falando de consumo exagerado dos recursos (de muito desperdício) e da perda de biodiversidade que está mudando o mundo, ou seja: comprometendo o mundo e todo mundo.

Se ainda está difícil entender o que cada um de nós pode fazer pelo meio ambiente, comece avaliando esses itens: o que você faz com o lixo que produz em casa, no trabalho, na rua ou shopping? Você sabe qual é o percentual de avanço de desmatamento no Brasil para o crescimento de diferentes atividades econômicas, inclusive a produção de alimentos? E o consumo de água? Quanto você consome por dia e quanto poderia economizar?

As respostas estão, na verdade, na mudança individual de comportamento. Muitos acreditam que a mudança deve acontecer em escala mundial e que “uma andorinha só não faz verão”, mas se cada um fizer a sua parte e entender que também é sua responsabilidade cobrar que as leis ambientais sejam cumpridas (e aprimoradas), podemos garantir que nós e as futuras gerações teremos um planeja azul para viver. A mensagem maior que o dia Mundial do Meio Ambiente nos traz é que precisamos proteger nossa casa. Sem isso, podemos dizer adeus a conceitos como desenvolvimento econômico, bem-estar e felicidade. Agora é com você!

 

Por Sirlene Milhomem, jornalista e especialista em comunicação empresarial

Newsletter

Facebook